“Gomos” Uma Casa pronta em 3 dias

O “Sistema Gomos” resulta de um projeto de I&D empresarial e consiste num sistema único de construção modular, evolutivo e que tem como estrutura-base o betão armado.

O arquiteto português Samuel Gonçalves juntou-se a uma equipa de 20 empresas de construção para criar um conceito modular de uma casa que leva apenas três dias para ser construída e montada.

Trata-se de um sistema que, tendo em conta as necessidades e exigências imediatas do mercado, permite a concepção de várias tipologias e posterior ampliação da habitação, através da junção de “Gomos”. Permite, por exemplo, partir de um T1 e, acrescentando “Gomos”, transformá-lo num T2, ou ainda, partir de um T2 e estendê-lo até um T4.

Os “Gomos”, peças standard, são produzidos sob condições controladas e acabados em ambiente de fábrica, de forma a garantir uma produção rápida e rigorosa. Além disso, as soluções técnicas adotadas ao nível de impermeabilização, de revestimentos, de isolamento térmico e de iluminação permitem a obtenção de uma habitação com classificação energética elevada, logo, permitindo uma redução do consumo energético. Cada um dos “Gomos” é transportado completamente concluído, incluindo até os acabamentos interiores, resumindo-se o trabalho em obra a uma simples assemblagem dos mesmos, possibilitando uma rápida instalação e evitando os transtornos da construção tradicional.

GOMOS-SYSTEM-by-Samuel-Gonçalves-13-1020x610 GOMOS-SYSTEM-by-Samuel-Gonçalves-12-1020x610

A “Gomos System” produz módulos feitos essencialmente de betão cuja produção e montagem demora muito pouco. Quando saem da fábrica, os módulos vêm preparados com acabamentos interiores, exteriores, caixilharias, instalações de água e eletricidade e peças de mobiliário fixas. Depois procede-se ao revestimento e à instalação do hardware. A contar com o transporte e a montagem, o tempo de produção e montagem não ultrapassará os 3 dias, conta o Inhabitat.

Todos os módulos pensados por Samuel Gonçalves são feitos de materiais recicláveis e passíveis de serem reutilizados. A primeira casa construída segundo este método está em Arouca.

GOMOS-SYSTEM-by-Samuel-Gonçalves-11-1020x610 GOMOS-SYSTEM-by-Samuel-Gonçalves-8-1020x610 GOMOS-SYSTEM-by-Samuel-Gonçalves-5-1020x610 GOMOS-SYSTEM-by-Samuel-Gonçalves-4-1020x610 GOMOS-SYSTEM-by-Samuel-Gonçalves-3-1020x610 GOMOS-SYSTEM-by-Samuel-Gonçalves-2-1020x610

GOMOS-SYSTEM-by-Samuel-Gonçalves-14-1020x610

Comentar artigo

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s