ANATOMILIAS II – “BODY FLOW”

O Artista Plástico Paulo Kussy inaugurou a sua nova Exposição de Pintura intitulada ANATOMILIAS II – “BODY FLOW”, no Instituto Camões – Centro Cultural Português de Luanda aos 18 de abril do ano em curso, que ficará patente ao público até ao dia 30 de Abril

imagesANATOMILIAS (Parte 2) – “Body Flow” é o segundo trabalho de uma triologia,  iniciada pelo artista em 2010. Uma narrativa, cujo fio condutor é a viagem pelo corpo humano. Nas palavras do artistas: “O corpo humano, como nosso maior património, é o tema principal na minha arte”. O corpo humano, para além do organismo, “envolve também a capacidade mental, a capacidade sublime de superar as mais variadas adversidades”.

No seu  trabalho apresenta seres híbridos, estilizados e alongados, a disputarem  entre si o espaço e o protagonismo pictório.  A relação entre homem e máquina, no mundo actual, marcado pela competição desenfreada.  Uma convergência progressiva na qual, à crescente exigência no grau de desempenho do homem, corresponde o apuramento funcional e inteligente  no fabrico de máquinas /robots.
Neste seu trabalho, PAULO KUSSY regressa às fontes de inspiração clássicas, particularmente dos cânones estéticos da civilização grega, com todo o seu imaginário mitológico e ao esplendor dos mestres renascentistas. Com essa inspiração,  PAULO KUSSY constrói corpos contemporâneos, que habitam espaços contemporâneos, particularmente urbanos, numa metáfora que evoca a luta pela sobrevivência nas sociedades actuais.
ANATOMILIAS (Parte 2) – “Body Flow” reune 15 trabalhos inéditos,  em acrílico sobre tela, de grandes dimensões. Seis de 200cm/140cm; quatro de 190X190; cinco de 170X120.
 PAULO KUSSY,  com as suas figuras em espaços arquitectónicos, geométricos, fantasmagóricos e surreais, procura chamar a atenção para os problemas e conflitos que marcam a existência contemporânea, num mundo cada vez mais globalizado.
No seu percurso artístico, PAULO KUSSY conta com 4 exposições individuais e 12 colectivas, apresentadas em Angola e Portugal.

Paulo Kussy
Professor Universitário de Desenho de Arquitectura – Universidade Metodista de Angola.
Mestrado em Anatomia Artística na Faculdade de Belas Artes de Lisboa
Artista Plástico formado em Pintura pela F.B.A.U.L

Fontes:

http://paulokussypintura.blogspot.com

http://www.embaixadadeportugal-luanda.com.pt/

Comentar artigo

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s